Masculinidades em trânsito: uma análise do curso online “Mas você vai de chinelo?”

Autores

  • Cristiano Eduardo da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jane Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.17

Resumo

Neste artigo analisamos o curso “Mas você vai de chinelo?”, criado pelo site PapodeHomem em parceria com a empresa Havaianas, que propõe que os homens tenham mais confiança para se vestir. Problematizamos alguns aspectos da capacitação, como divulgação, conteúdo e linguagem, com aporte nas teorizações dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista de análise. O curso, gratuito e online, é dividido em 20 vídeo-aulas de 1 a 3 minutos e foram publicadas no último quadrimestre de 2019. Os resultados da análise apontam para representações de masculinidades que reiteram identidades fixas, por mais que o discurso da proposta seja de que cada um pode ter o seu próprio estilo. O referido curso opera com um ideal de homem tomando como base um sujeito que tem pouco tempo para o cuidado de si, não tem informações sobre como se vestir bem e que está preocupado com a sua imagem.

Biografia do Autor

Cristiano Eduardo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciado em Letras pela Universidade FEEVALE. Professor da rede municipal de ensino de Igrejinha, Rio Grande do Sul.

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Integrante do GEERGE - Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero e do GEIN - Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Edição

Seção

Artigos