Masculinidades em trânsito: uma análise do curso online “Mas você vai de chinelo?”
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.17Abstract
Neste artigo analisamos o curso “Mas você vai de chinelo?”, criado pelo site PapodeHomem em parceria com a empresa Havaianas, que propõe que os homens tenham mais confiança para se vestir. Problematizamos alguns aspectos da capacitação, como divulgação, conteúdo e linguagem, com aporte nas teorizações dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista de análise. O curso, gratuito e online, é dividido em 20 vídeo-aulas de 1 a 3 minutos e foram publicadas no último quadrimestre de 2019. Os resultados da análise apontam para representações de masculinidades que reiteram identidades fixas, por mais que o discurso da proposta seja de que cada um pode ter o seu próprio estilo. O referido curso opera com um ideal de homem tomando como base um sujeito que tem pouco tempo para o cuidado de si, não tem informações sobre como se vestir bem e que está preocupado com a sua imagem.Downloads
Published
2021-07-09
Issue
Section
Articles
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.