O Projeto de Vida no Ensino Médio como um dispositivo de mobilização da formação do sujeito neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.23Palavras-chave:
Projeto de Vida, Ensino Médio, Customização curricular, Sujeito neoliberalResumo
O presente artigo tem como objetivo problematizar os sentidos do Projeto de Vida no currículo escolar na contemporaneidade, particularmente no que se refere à mobilização da formação do sujeito neoliberal nos livros didáticos de Projeto de Vida. Trata-se de estudo que resulta de uma pesquisa qualitativa a respeito do Projeto de Vida, instituído como componente curricular nos processos de implementação da reforma do Ensino Médio brasileiro a partir da Lei 13.415/2017. Sobre os aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de reflexão teórica. Compreende-se que o Projeto de Vida pode ser concebido como um dispositivo de customização curricular que tem como principal função a normatização subjetiva para formação de um sujeito neoliberal.
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