Em defesa das humanidades na formação: a educação democrática das futuras gerações
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.28Palavras-chave:
Ensino das humanidades, Educação, Democracia.Resumo
Este artigo tem o objetivo de sistematizar algumas reflexões sobre a relação entre educação e sociedade democrática tendo por base o pensamento de Martha Nussbaum (2017; 2005) e Gert Biesta (2013). O texto reconstrói a posição dos dois autores mostrando que, embora haja algumas divergências, ambos defendem que a presença das humanidades na formação é imprescindível para a sobrevivência da democracia. Como contraponto a essa posição, o texto analisa brevemente a reforma do ensino médio brasileiro, produzida por Medida Provisória no ano de 2016 e incorporada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) em 2017; tal reforma enfraquece componentes curriculares como filosofia e sociologia de forma específica e as humanidades de forma geral.
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