Masculinidades em trânsito: uma análise do curso online “Mas você vai de chinelo?”
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.17Resumo
Neste artigo analisamos o curso “Mas você vai de chinelo?”, criado pelo site PapodeHomem em parceria com a empresa Havaianas, que propõe que os homens tenham mais confiança para se vestir. Problematizamos alguns aspectos da capacitação, como divulgação, conteúdo e linguagem, com aporte nas teorizações dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista de análise. O curso, gratuito e online, é dividido em 20 vídeo-aulas de 1 a 3 minutos e foram publicadas no último quadrimestre de 2019. Os resultados da análise apontam para representações de masculinidades que reiteram identidades fixas, por mais que o discurso da proposta seja de que cada um pode ter o seu próprio estilo. O referido curso opera com um ideal de homem tomando como base um sujeito que tem pouco tempo para o cuidado de si, não tem informações sobre como se vestir bem e que está preocupado com a sua imagem.Downloads
Publicado
2021-07-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.