Ambivalência, complexidade e conhecimento: Bauman e Morin

Autores

  • Daniel Bardini Dirks (Unijuí) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Sidinei Pithan da Silva (Unijuí) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Palavras-chave:

Ordem, Desordem, Pensamento Complexo, Educação.

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender os elementos condicionantes do conhecimento no projeto social da modernidade, analisando os desafios para se pensar a educação escolar na contemporaneidade. Bauman expõe, com base na sua definição do termo ambivalência, que o projeto social da modernidade, na edificação do conhecimento científico na busca por ordem, segregou características como: a desordem, o acaso, a dúvida e a possibilidade do erro. Porém, Bauman entende a ambivalência como uma desordem linguística inerente aos sujeitos e parte constante na tentativa de compreensão e (re)significação do conhecimento. Ao dialogar com Morin sobre a teoria da complexidade, encontra-se no princípio dialógico uma possibilidade de superação do que o autor denomina como a “cegueira do pensamento simplificador”. Esse princípio busca congregar a ambivalência com a integração entre a ordem e a desordem na busca da (re)organização e da (re)significação do conhecimento. Por fim, ao pensar a relação entre a ambivalência, a complexidade e o conhecimento, o presente texto repensa o cenário educacional contemporâneo. A conjectura aqui estabelecida é que a educação escolar necessita religar os diversos saberes científicos, incentivando, assim, à reflexividade dos sujeitos acerca da complexidade e provisoriedade do conhecimento, proporcionando espaços de diálogo e entendimento para enfrentar os dilemas e as contradições de um mundo globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bardini Dirks (Unijuí), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.

Sidinei Pithan da Silva (Unijuí), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2015-09-06

Como Citar

DIRKS (UNIJUÍ), D. B.; SILVA (UNIJUÍ), S. P. da. Ambivalência, complexidade e conhecimento: Bauman e Morin. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 10, n. 1, p. 35–43, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/9851. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos