A questão científico-epistemológica do lugar do observador
Palavras-chave:
lugar, discurso, ciência, epistemologiaResumo
Este artigo pretende compreender o modo pelo qual a questão do lugar do observador é posta na ciência contemporânea. Em primeiro lugar, ele mostra como Thomas Kuhn lança esta questão tanto na crítica à historiografia tradicional da ciência quanto na constituição de seu aparato metodológico para a análise histórica. Em segundo lugar, o artigo verifica como Maturana e Varela, na Biologia do conhecimento, recolocam a questão tanto reinterpretando as abordagens científicas contemporâneas daquela área quanto estabelecendo uma caracterização paradigmática de seu objeto de estudo. Com isso, busca-se avaliar esses processos argumentativos, caracterizando a relação que os níveis discursivos mantêm entre si.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.