Sobre ciência e moral no sentido de Nietzsche: por uma política da verdade
Palavras-chave:
verdade, platonismo, tragédia, genealogiaResumo
A tradição platônica compreendeu a relação entre ciência e moral como uma imbricação correspondente à relação entre Verdade em si e Bem em si. Num texto de juventude, Sobre verdade e mentira no sentido extramoral, Nietzsche faz uma crítica a essa tradição em dois movimentos: em primeiro lugar, nega a existência ligação necessária entre Verdade e Bem, à medida que concebe uma noção trágica de verdade, pensada para além de Bem e de Mal; em segundo lugar, radicaliza sua crítica através de uma genealogia da Verdade. A partir daí, tento propor uma política da verdade que não se encontra em Nietzsche, mas certamente se encaminha no mesmo sentido que ele.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.