Interlúdio sobre a Teoria dos Jogos
Palavras-chave:
Teoria dos jogos, Equilíbrio, Sociologia, Filosofia PolíticaResumo
Esse artigo tenta tirar consequências da teoria dos jogos, aplicando alguns de seus resultados à sociologia e, em certos aspectos, à filosofia política. A intenção é mostrar como a nossa sociedade foi fundada numa certa concepção das relações inter-humanas, apoiada numa teoria considerada como definitiva quando é possível encontrar uma outra maneira de interpretar seus resultados. A teoria dos jogos permite, com efeito, uma compreensão mais sutil das relações sociais que a de uma simples concorrência e mostra que é possível imaginar uma sociedade onde a competição teria a forma de uma “coopetição”, ou de uma verdadeira colaboração, sem prejuízo para a sociedade, mesmo quando esta é fundada nas relações comerciais. O artigo é um interlúdio, e como todos os jogos, tem também uma dimensão pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.