Uma revolução enativa?
Palavras-chave:
enativismo, cognição incorporada, visão.Resumo
Os enativistas têm sustentado que uma das consequências de sua abordagem é a revisão substancial dos conceitos fundamentais da ciência cognitiva. Para avaliar se o enativismo representa uma revolução, iremos neste trabalho inicialmente apresentar os seus pressupostos fundamentais. Em seguida, detalharemos uma aplicação da abordagem: a teoria sensório-motora da visão. Por fim, iremos avaliar objeções comumente feitas à abordagem e concluiremos tecendo considerações gerais acerca do enativismo, em especial, enquanto explicação unificadora na ciência cognitiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.