Qualia corporificados
Palavras-chave:
Qualia, Enativismo, Filosofia da mente.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a abordagem enativista ao problema de identificar as bases materiais dos aspectos subjetivos da experiência consciente, ou seja, os qualia. De acordo com essa abordagem, o foco estrito no cérebro que abordagens tradicionais assumem como pressuposto é prejudicial à compreensão adequada do problema. Apresentamos uma revisão breve de algumas dessas abordagens, desenvolvidas na Filosofia e na Ciência Cognitiva que, segundo os enativistas, sustentam este equívoco. Por fim, apresentamos algumas das vantagens e problemas da abordagem enativista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.