Naturalismo, ação e normatividade
Palavras-chave:
Naturalismo moral, Normatividade, Metaética.Resumo
Procurarei descrever o naturalismo moral contemporâneo através da análise de teorias cognitivistas e não-cognitivistas, elucidando uma dicotomia normativa na ética atual. Apesar de ser um modelo recente na história da filosofia, o naturalismo moral pós-humeano possui uma miríade de diferentes teorias sob sua nomenclatura. Tentarei delinear uma definição padrão da perspectiva naturalista da moral e me usarei posteriormente de uma divisão entre teorias cognitivistas e não-cognitivistas para melhor elucidar os pontos-chave de suas diferenças. Isto mostrará uma dicotomia normativa entre teorias da ação, como o naturalismo, puramente descritivas, e do valor, que focam em prescriptividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.