Naturalismo, ação e normatividade

Autores

  • Luca Nogueira Igansi (UFPel e Unisinos) Mestre em Filosofia pela Unisinos

Palavras-chave:

Naturalismo moral, Normatividade, Metaética.

Resumo

Procurarei descrever o naturalismo moral contemporâneo através da análise de teorias cognitivistas e não-cognitivistas, elucidando uma dicotomia normativa na ética atual. Apesar de ser um modelo recente na história da filosofia, o naturalismo moral pós-humeano possui uma miríade de diferentes teorias sob sua nomenclatura. Tentarei delinear uma definição padrão da perspectiva naturalista da moral e me usarei posteriormente de uma divisão entre teorias cognitivistas e não-cognitivistas para melhor elucidar os pontos-chave de suas diferenças. Isto mostrará uma dicotomia normativa entre teorias da ação, como o naturalismo, puramente descritivas, e do valor, que focam em prescriptividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luca Nogueira Igansi (UFPel e Unisinos), Mestre em Filosofia pela Unisinos

Mestre em Filosofia pela Unisinos na área de Sistemas Éticos, como bolsista CAPES/PROSUP sob a orientação do prof. Adriano Brito.

Downloads

Publicado

2015-11-08

Como Citar

IGANSI (UFPEL E UNISINOS), L. N. Naturalismo, ação e normatividade. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 10, n. 3, p. 131–142, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/10303. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos