O contratualismo simétrico de E. Tugendhat
Palavras-chave:
Tugendhat, Contratualismo simétrico, Igualdade, Moral.Resumo
O filósofo tcheco-alemão Ernst Tugendhat desenvolveu em seus textos sobre moral uma proposta de justificação da moralidade baseada na teoria contratual. Sua proposta almeja demonstrar que essa proposta hipotética de contratualismo moral deve ser simétrica, ou seja, o acordo deve ser igualmente bom para todos. O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a teoria do contratualismo simétrico, bem como, sua plausibilidade perante o cenário complexo em que a ética se apresenta. A proposta é afirmar que a ideia de igualdade, dentro dessa teoria, será decisiva para a aceitação ou não aceitação do acordo entre indivíduos de uma comunidade moral. O artigo está dividido em três seções. A primeira apresentará a ideia de simetria, tendo por base o acordo igualmente bom para todos; a segunda demonstrará algumas deficiências do contratualismo; finalmente, na terceira seção, buscaremos afirmar a necessidade de saída de um contratualismo simples para um contratualismo simétrico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.