Agência epistêmica: abordagens melhorativa e coletiva
Palavras-chave:
Epistemologia, Agência epistêmica, Epistemologia Social, Paternalismo epistêmico.Resumo
Este artigo trata de agência epistêmica numa abordagem da epistemologia melhorativa. Nele, faz-se uma reconstrução argumentativa de considerações de estudos empíricos, diagnosticando as capacidades cognitivas humanas atuais, e examina-se as possibilidades de melhorar suas falhas sistemáticas, ou vieses cognitivos. A partir disso, conclui-se ceticamente sobre a possibilidade de aprimoramento a partir dos próprios indivíduos e indica-se a possibilidade de restrições coletivas aos indivíduos, chamada de paternalismo epistêmico. Além disso, será apresentado brevemente a epistemologia social e o paternalismo epistêmico, para, por fim, indicar um ceticismo quanto à agência epistêmica individual, por um lado, e a possibilidade de agência epistêmica coletiva, por outro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.