Filosofia no Ensino Médio: distinções preliminares para uma didática mínima da lógica

Autores/as

  • Gisele Dalva Secco (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Didática mínima da lógica, Didática da filosofia, Ensino médio.

Resumen

O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisele Dalva Secco (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2015-09-23

Cómo citar

SECCO (UFRGS), G. D. Filosofia no Ensino Médio: distinções preliminares para uma didática mínima da lógica. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 9, n. 2, p. 89–102, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/9840. Acesso em: 8 may. 2025.

Número

Sección

Artigos