Dedução transcendental do tempo? Uma dificuldade no sistema fichteano
Palabras clave:
Eu autoponente, princípio da autoconsciência livreResumen
O projeto da Wissenschaftslehre de Fichte pretende ser um acabamento teórico do sistema de filosofia transcendental tal como indicado por Kant na primeira Crítica. Para tanto, Fichte almeja provar dedutivamente toda a estrutura arquitetônica da razão pura como conseqüência estrita de um mesmo princípio fundador. O Eu autoponente ou princípio da autoconsciência livre deve gerar na sua auto-relação epistêmica o complexo de determinações que caracteriza nossa experiência de mundo como representação.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.