Kierkegaard, Lessing e o problema das Migalhas Filosóficas
Palabras clave:
Lessing, Kierkegaard, Problema das Migalhas, Demonstração, FéResumen
O presente artigo visa à apresentação e ao esclarecimento daquilo que Kierkegaard (sob a pena do pseudônimo Johannes Climacus) chamou de “o problema das Migalhas”. Como momento central da crítica kierkegaardiana ao tratamento objetivo da verdade do cristianismo, o problema das Migalhas remonta a um pequeno ensaio de G. E. Lessing e prefigura o que mais tarde, no Pós-Escrito conclusivo não- científico às Migalhas Filosóficas, será desenvolvido mais detida e especificamente como o problema subjetivo da verdade do cristianismo, isto é, como o problema do tornar- se cristão. Obviamente o problema em questão, sintetizado nas três perguntas que abrem as Migalhas Filosóficas, está inserido em uma ampla problemática cuja apresentação e desenvolvimento é assumido pela obra de Kierkegaard como um todo. Tendo em vista as complexidades aqui envolvidas, o artigo se propõe a analisar o “problema das Migalhas” dentro dos limites de sua formulação preliminar. Em termos gerais mostra-se como Clímacus, embora se aproxime sobremaneira de Lessing, desenvolve uma crítica a algumas das ideias defendidas pelo pensador alemão e como dá ao problema um desenvolvimento mais lúcido e abrangente.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.