Contribuição da Filosofia Pré-socrática para a Poesia Lírica da Grécia do Séc. VI a.C.
Palabras clave:
indivíduo, mito, poesia, SafoResumen
O presente estudo discorre sobre a importância da filosofia pré-socrática no surgimento da vida interior, tema bastante explorado na poesia lírica da Grécia do séc. VI a.C., em maior grau pela poetisa Safo de Lesbos. Enquanto que em Homero tínhamos a arte literária impessoal e destituída de profundidade psicológica, na poesia lírica temos o levantamento de questões do íntimo humano. Entretanto, tais reflexões foram possíveis tendo em vista o advento da filosofia pré-socrática. Surgida quase ao mesmo tempo que a lírica, esta filosofia propôs uma outra interpretação para as questões da natureza, proporcionando uma nova leitura sobre o mundo e sobre os mitos. Tal releitura também alcançou a arte literária, influenciando-a. Em nossas reflexões sobre a contribuição da filosofia pré-socrática à poesia lírica, não nos restringimos a este ou aquele pensador, mas sim à filosofia de um modo geral. O presente estudo se ampara nos pressupostos teóricos estabelecidos por Jean-Pierre Vernant (1986), Gerd Borheim (1999), Bruno Snell (1992) e em variada bibliografia que direta ou indiretamente está relacionada ao tema em apreço.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.