As relações entre a atividade e a ação em Hegel
Palabras clave:
Hegel, atividade, açãoResumen
O objetivo do presente trabalho é o de apresentar, em linhas gerais, uma análise de duas formas diversas de atuar que são referidas na filosofia hegeliana, bem como delimitar o seu alcance. Tais conceitos são o de atividade (Tätigkeit) e o de ação (Handlung). O conceito de atividade está presente ao longo de toda a filosofia de Hegel, tendo um sentido amplo e, mesmo, constituindo-se como parte integrante do sistema. Já o conceito de ação aparece em um lugar bem demarcado do Espírito Objetivo, a saber, a Moralidade, ligado ao atuar dos sujeitos. Ora, em ambos os casos, os conceitos envolvidos tem grande importância na medida em que, o primeiro, revela diferentes facetas do movimento do sistema de Hegel e, o segundo, trata de expor os atos próprios dos sujeitos racionais. Além disso, parece existir uma relação essencial entre os conceitos de tal modo que cabe, então, expor, mesmo sob a forma de seus engendramentos principais, as bases desta ligação e a própria natureza do desenvolvimento conceitual, o qual envolve tais noções.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.