Entre Adorno y Habermas: notas sobre la experiencia intelectual de Albrecht Wellmer
Palabras clave:
Theodor Adorno, Albrecht Wellmer, Jürgen Habermas, Filosofia da consciência, Filosofia da linguagemResumen
Albrecht Wellmer é um autor pertencente à segunda geração da assim chamada Escola de Frankfurt – ou Teoria Crítica da sociedade. Este artigo tem por objetivo mostrar, em termos gerais, a superação do paradigma da filosofia da consciência, característica da primeira geração, em direção à filosofia da linguagem proposta por Habermas, configurando desse modo o movimento epistemológico na direção da segunda geração. A partir dessa transição de paradigma, tento mostrar que uma das diferenças centrais de Wellmer em relação a Habermas se refere ao modo de interpretar a Teoria Estética de Adorno, ao lhe atribuir o status de teoria da comunicação, já que a pretensão estética da obra de arte moderna também configura uma pretensão de verdade, o que serve de apoio à “perspectiva situacionista da verdade” defendida por Wellmer.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.