O caráter normativo do conceito geral de verdade
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.211.10Palabras clave:
Verdade. Minimalismo. Normatividade. Pragmatismo.Resumen
Pretendo rejeitar as críticas que pragmatistas como Price fazem ao minimalismo em relação à verdade. De acordo com Price, o conceito básico de verdade é essencialmente normativo de uma forma que o minimalismo não consegue explicar. O aspecto normativo em questão refere-se à seguinte regra: se é verdade que P, é correto afirmar que P. Para o autor, esse uso do conceito de verdade é essencial. Ele acredita que só é possível compreender o conceito básico de verdade ao entender esse uso. No entanto, o minimalismo não seria capaz de explicar esse aspecto do conceito de verdade. O fato de o minimalismo utilizar apenas as instâncias do esquema de equivalência para definir o conceito de verdade supostamente faz com que essa teoria não consiga elucidar o caráter normativo desse conceito. Defenderei que o problema mencionado decorre de uma confusão conceitual entre regras constitutivas e regulativas do significado de “é verdade”. Além disso, defenderei que o tipo de pragmatismo em questão entende a ideia de uma acepção mínima de verdade de forma distinta, embora compatível com o minimalismo. Por fim, apresentarei uma forma de normatividade e uma modalidade de vantagem adaptativa que revelam o papel que provavelmente manteve o conceito de verdade na linguagem humana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.