O debate Rawls/Habermas na relação estado/religião em uma sociedade democrática constitucional
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.211.05Palabras clave:
Estado Laico. Esfera Pública. Laicismo. Secularização.Resumen
Neste trabalho discute-se as teorias de John Rawls e Jürgen Habermas sobre a relação Estado/Religião na esfera pública de uma sociedade liberal democrática constitucional, apresentando os pontos em comum e divergente entre as teorias supracitadas. Para tal, nesse trabalho, tem-se como objetivo discutir a ideia de justificação pública (e razão pública) no pensamento de Rawls e a possibilidade de os argumentos religiosos precisarem ser traduzidos (proviso), questionando se tal ideia não geraria um ônus pesado demais aos cidadãos religiosos, como argumenta Habermas. Como se verá nesse texto, acredita-se que as visões de Habermas e Rawls sobre a questão da religião são mais próximas do que se poderia imaginar e que as divergências são apenas aparentes, pois, ambas visam a defesa do Estado Laico frente ao Estado confessional ou laicista, em uma sociedade democrática constitucional e liberal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.