Contextualismo e alternativas relevantes:
Uma proposta de Fred Dretske
Palabras clave:
Contextualismo, Alternativas Relevantes, Ceticismo.Resumen
Historicamente a epistemologia tem definido conhecimento como universal e infalível. Mas a tradição não deu conta de resolver de forma suficientemente satisfatória as questões colocadas pelos céticos, tais como o questionamento da existência do mundo externo à mente, o argumento da ilusão e do erro, entre outros. Diante disso, reformulações no conceito de conhecimento têm sido admitidas, dando origem a outras abordagens em Epistemologia. Entre estas abordagens encontra-se o contextualismo. As teorias contextualistas apresentam uma série de formulações divergentes, mas todas concordam que conhecimento é relativo ao contexto em que está inserido e no qual é discutido. Os contextualistas acusam a epistemologia tradicional de ignorar os diferentes contextos em que há conhecimento, ao tomar como padrão um contexto epistemológico altamente rigoroso, que regula o conhecimento em qualquer circunstância. Este trabalho apresenta o contextualismo de alternativas relevantes de Fred Dretske, segundo o qual S sabe que p se, e somente se, S é capaz de lidar com todas as alternativas relevantes referentes a p. O trabalho se dedica a apresentar a proposta de Dretske, analisando sua plausibilidade a partir das críticas apontadas por Christoph Jäger, Stewart Cohen e Gail Stine.
Descargas
Citas
COHEN, S. How to be a fallibilist. Philosophical Perspectives, 2. Epistemology, Atascadero, CA: Ridgeview, p. 91-123, 1988.
JÄGER, C. Skepticism, information, and closure: Dretske´s theory of knowledge. Erkenntnis, Netherlands, Kluwer Academic Publishers, 61, p. 187-201, 2004.
STINE, G. C. Skepticism, relevant alternatives and deductive closure. Philosophical Studies, 29, p. 249-261, 1976.
DRETSKE, F. Epistemic Operators. The journal of philosophy, vol. 76, p. 1007-10023, 1970.
DRETSKE, F. Externalism and modest contextualism. Erkenntnis, Netherlands, 61, p. 173-186, Kluwer Academic Publishers, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.