Literatura, ética e existência humana: diálogo entre Guimarães Rosa, Heidegger e Paul Ricoeur
Resumen
Este artigo tem o objetivo de apresentar o impacto que a literatura, em especial os personagens da obra de Guimarães Rosa, Manuelzão e Miguilim, podem exercer sobre a ek-sistência ética do leitor. Para isso, a partir do pensamento de Martin Heidegger, apresentaremos a existência humana como algo dinâmico que abre para novas possibilidades. Em seguida, abordaremos uma ética que possa contribuir para a autorealização e autoconstrução enfatizando o cuidado com a existência e com o desejo. Por fim, inspirados em Paul Ricoeur debruçaremos sobre a importância da linguagem e poética, que através das inovações semânticas e heurísticas, move a imaginação do leitor e o auxilia na ampliação de horizontes éticos e existenciais.Descargas
Citas
HEIDEGGER, Martin: Ser e tempo. Trad. Fausto Castilho. Petrópolis: Vozes, 2012
.
LEITE, I.V. Heidegger e a ética da responsabilidade: uma leitura possível. Dissertação de Mestrado (Mestrado em filosofia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: http://www.faculdadejesuita.edu.br/documentos/141112-2rnhg22Hu2n9Q.pdf. Acesso em: 7 fev.2019.
MAC DOWELL, João A.: A Gênese da Ontologia Fundamental de Martin Heidegger. São Paulo: Loyola, 1993 .
MARTIN, V.L. O “mundo misturado” de Guimarães Rosa e Mia Couto. Revista Mulemba. Rio de Janeiro, v.1, n. 3, p. 68-74, jul./dez. 2010. Disponível em: http://setorlitafrica.letras.ufrj.br/mulemba/download/artigo_3_6.pdf . Acesso: 7 fev.2016.
RICOEUR, Paul. Do Texto à Ação. Ensaios de Hermenêutica II. Trad.: Alcino Cartaxo e Maria José Sarabando. Porto: Rés, 1989
RICOEUR, Paul. Poética e Simbólica. In:, LAURET, Bernard/REFOULÉ, François (orgs.). Iniciação à Prática da teologia. Tomo I: Introdução, São Paulo: Loyola, 1992, pp. 29-48.
ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
VATTIMO, G. Adeus à Verdade. In: SCHULER,F. MACHADO, J. Metarmofoses da cultura contemporânea. Porto Alegre: Ed. Meridional, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.