Literatura, ética e existência humana: diálogo entre Guimarães Rosa, Heidegger e Paul Ricoeur

Autores/as

  • João Elton Jesus Unicap

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar o impacto que a literatura, em especial os personagens da obra de Guimarães Rosa, Manuelzão e Miguilim, podem exercer sobre a ek-sistência ética do leitor. Para isso, a partir do pensamento de Martin Heidegger, apresentaremos a existência humana como algo dinâmico que abre para novas possibilidades. Em seguida, abordaremos uma ética que possa contribuir para a autorealização e autoconstrução enfatizando o cuidado com a existência e com o desejo. Por fim, inspirados em Paul Ricoeur debruçaremos sobre a importância da linguagem e poética, que através das inovações semânticas e heurísticas, move a imaginação do leitor e o auxilia na ampliação de horizontes éticos e existenciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Elton Jesus, Unicap

Mestrando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, Especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pelo Centro Universitário Anhanguera . Pesquisa nas áreas de juventude, sexualidade, fenomenologia, ética e corporeidade. Atualmente colabora na Universidade Católica de Pernambuco - Unicap por meio do Instituto Humanitas na coordenação do Programa de Voluntariado Universitário Unicap e Ministrando cursos e minicursos de extensão sobre desenvolvimento humano, espiritualidade e Coaching. Tem experiência com Gestão de Pessoas, principalmente nas áreas de Treinamento e desenvolvimento

Citas

HEIDEGGER, Martin: Ser e tempo. Trad. Fausto Castilho. Petrópolis: Vozes, 2012

.

LEITE, I.V. Heidegger e a ética da responsabilidade: uma leitura possível. Dissertação de Mestrado (Mestrado em filosofia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: http://www.faculdadejesuita.edu.br/documentos/141112-2rnhg22Hu2n9Q.pdf. Acesso em: 7 fev.2019.

MAC DOWELL, João A.: A Gênese da Ontologia Fundamental de Martin Heidegger. São Paulo: Loyola, 1993 .

MARTIN, V.L. O “mundo misturado” de Guimarães Rosa e Mia Couto. Revista Mulemba. Rio de Janeiro, v.1, n. 3, p. 68-74, jul./dez. 2010. Disponível em: http://setorlitafrica.letras.ufrj.br/mulemba/download/artigo_3_6.pdf . Acesso: 7 fev.2016.

RICOEUR, Paul. Do Texto à Ação. Ensaios de Hermenêutica II. Trad.: Alcino Cartaxo e Maria José Sarabando. Porto: Rés, 1989

RICOEUR, Paul. Poética e Simbólica. In:, LAURET, Bernard/REFOULÉ, François (orgs.). Iniciação à Prática da teologia. Tomo I: Introdução, São Paulo: Loyola, 1992, pp. 29-48.

ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

VATTIMO, G. Adeus à Verdade. In: SCHULER,F. MACHADO, J. Metarmofoses da cultura contemporânea. Porto Alegre: Ed. Meridional, 2006.

Publicado

2020-04-30

Cómo citar

JESUS, J. E. Literatura, ética e existência humana: diálogo entre Guimarães Rosa, Heidegger e Paul Ricoeur. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 16, n. 1, p. 63–76, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/19090. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos