A ESTRUTURA LÓGICA E OS LIMITES DA DESCRIÇÃO DO MUNDO

Autores/as

  • Kleber Moresco Pontifícia Universidade Lateranense (Studium Theologicum).
  • Donizeti Pessi Instituição de Ensino Superior Sant'Ana de Ponta Grossa (IESSA) e Universidade Federal de Ponta Grossa (UEPG).

Palabras clave:

Descrever. Linguagem. Lógica. Mostrar. Sentido.

Resumen

Este trabalho de caráter qualitativo-bibliográfico tem como objetivo apresentar a maneira como Ludwig Wittgenstein, entende o lugar da lógica dentro do mundo, na sua obra Tractatus Logico-Philosophicus. Wittgenstein foi associado ao Círculo de Viena, e por meio dessa associação diversas vezes os escritos dele são compreendidos de uma distorcida. O Tractatus Logico-Philosophicus apresenta a estrutura lógica do mundo e sua relação com a linguagem, mas não elimina os aspectos transcendentes da existência na compreensão do mundo. Diversos problemas da linguagem são criados pela falta de compreensão do funcionamento da linguagem. Este trabalho apresenta a teoria do Tractaus definindo de maneira clara os domínios e os limites da linguagem lógica. O mundo pode ser descrito pela linguagem, mas há uma grande diferença entre mostrar e descrever; aquilo que é descrito não está delimitado totalmente no conteúdo da proposição, tanto que, busca sua referência na realidade. Por isso, buscar o sentido de uma proposição é uma tarefa muito mais complexa e profunda do que apenas descrever as características de um objeto. A linguagem, quando utilizada corretamente, mostra o sentido dos objetos. Contudo é necessário compreender o funcionamento da lógica para não criar um discurso totalmente tautológico ou contraditório.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kleber Moresco, Pontifícia Universidade Lateranense (Studium Theologicum).

Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). Com experiência nas áreas de: Filosofia da Linguagem e Lógica. Atualmente cursa Teologia no Studium Theologicum de Curitiba; instituto filiado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Na área teológica possui experiência no estudo de espiritualidade franciscana.

Donizeti Pessi, Instituição de Ensino Superior Sant'Ana de Ponta Grossa (IESSA) e Universidade Federal de Ponta Grossa (UEPG).

Doutorando em Educação (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), Mestre em Teologia (PUCPR), Especialista em Filosofia Contemporânea (FACEL/Curitiba-PR); Bacharelado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae - livre e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi . Professor Titular na Faculdade Sant'Ana nos cursos de Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Letras Português/Libras, Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Psicologia. Professor Colaborador do Departamento de Educação e do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Formação de Professores, Estética, Artes, Música e Teologia.

Citas

ARAÚJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: Introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

GLOCK, Hans-Johann. Dicionário Wittgenstein. Trad.: Helena Martins. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

MORENO, Arley R. Os labirintos da linguagem: Ensaio introdutório. São Paulo: Moderna, 2000.

NEF, Frédéric. A linguagem: uma abordagem filosófica. Trad.: Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

PINTO, Paulo Roberto Margutti. Iniciação ao silêncio: uma análise do Tractatus de Wittgenstein como forma de argumentação. São Paulo: Loyola, 1998.

SCHMITZ, François. Wittgenstein. Trad.: José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

ZILLES, Urbano. O racional e o místico em Wittgenstein. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad.: Luiz Henrique Lopes Santos. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

Publicado

2019-05-31

Cómo citar

MORESCO, K.; PESSI, D. A ESTRUTURA LÓGICA E OS LIMITES DA DESCRIÇÃO DO MUNDO. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/16966. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos