Biologia e Cognição

Autores/as

  • Edgard Charles Stuber UNISINOS

Palabras clave:

epistemologia, evolução e conhecimento

Resumen

O objetivo deste texto e? apresentar a teoria da biologia da cognic?a?o de Maturana e Varela sobre o processo de gerac?a?o de conhecimento nos sistemas vivos. A ge?nese da epistemologia desses cientistas e? que o conhecimento e? uma incessante construc?a?o entre o ser vivo e suas recorrentes interac?o?es com o mundo, num processo que se retroalimenta, estabelecido por uma dina?mica circular. Espera-se, assim, compreender como os seres humanos aprendem. Este texto foi dividido em cinco partes. Na primeira, apresenta-se a mudanc?a para o pensamento siste?mico e complexo; na segunda, algumas hipo?teses de como surgiu a mente; na terceira, apresentam-se algumas comparac?o?es conceituais entre Maturana e Varela e Darwin; na quarta, a releva?ncia cognitiva da organizac?a?o dos seres vivos auto?nomos; na quinta, a construc?a?o do conhecimento social; e, finalmente, na sexta parte, elaboram-se algumas concluso?es acerca da biologia da cognic?a?o.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-02-16

Cómo citar

STUBER, E. C. Biologia e Cognição. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 13, n. 3, p. 61–71, 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/15238. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos