O Popper tardio e a solução de problemas
Palavras-chave:
Epistemologia evolutiva, Solução de problemas, Conhecimento.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar alguns conceitos da epistemologia evolutiva de Karl Popper. O filósofo, que inicialmente teve uma abordagem inédita da ciência e de seus métodos, apresentou distinções entre teorias cientificas e teorias não cientificas. Numa fase tardia, Popper se aproxima da teoria da seleção natural de Charles Darwin e traça paralelos entre diversos processos cognitivos apresentados pelos organismos vivos. O ponto central de sua tese é que a espécie humana não se limita a uma atitude passiva de recepção de dados provenientes do mundo exterior. Ao contrário, o método utilizado para expansão do conhecimento é de aprendizado que se acumula com a tentativa e erro na resolução de problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.