Ontologia, estratificação e polifonia literária em Roman Ingarden

Autores/as

  • Diego Luiz Warmling Mestrando em Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil UFSC). Bolsista CAPES/CNPQ. Email: diegowarmling@hotmail.com

Palabras clave:

Ontologia, Obras literárias, Estratos heterogêneos, Polifônia

Resumen

Das descrições ingardeanas acerca das possibilidades de existência de entidades que, concomitantemente reais e ideais, possam constituir-se ontologicamente autônomas e independentes de qualquer intencionalidade transcendental, este artigo revisita A Obra de Arte Literária a fim de evidenciar a estratificação polifônica das obras literárias. Partindo da caracterização ontológica do objeto literário como um objeto puramente intencional, nos encaminharemos ao seu esquematismo estratificado. Entendendo que cada unidade constituinte retém uma pluralidade significativa própria dentro do conjunto geral da obra, caracterizaremos o modo como cada um dos estratos literários se compõe dentro do escopo ingardeano, a saber: 1) as formações fônico-linguisticas, 2) as unidades de significação, 3) as objetividades apresentadas e 4) o estrato dos aspectos esquematizados. Isso posto, teremos enfim o que Roman Ingarden qualifica como sendo o caráter orgânico e polifônico das obras literárias: a relação de totalidade significativa, posta a partir de uma harmonia não hierarquizada entre os diferentes estratos heterogêneos.

 


 

 

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Biografía del autor/a

Diego Luiz Warmling, Mestrando em Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil UFSC). Bolsista CAPES/CNPQ. Email: diegowarmling@hotmail.com

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil UFSC), com enfoque em fenomenologia, existencialismo e psicanálise. Ocupa-se com os diálogos possíveis entre a psicanálise freudiana e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty acerca de temas como a teoria das pulsões, a corporeidade e a sexualidade. Atualmente, é também co-coordenador do Grupo de Estudos em Filosofia Fenomenológica Francesa (GEFRAN UFSC), oferecido em ação conjunta entre o PPGFil UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC (PPGP UFSC).

Publicado

2018-02-16

Cómo citar

WARMLING, D. L. Ontologia, estratificação e polifonia literária em Roman Ingarden. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 13, n. 3, p. 2–16, 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/14426. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos