Nova leitura da noção de ideologia na obra de Slavoj Žižek
Palabras clave:
Política, Ideologia, Psicanálise.Resumen
Este artigo expõe a nova abordagem de ideologia constituída pelo filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Žižek. Para melhor delineamento da teoria žižekiana, expomos e comparamos de modo breve as leituras mais tradicionais de ideologia de Marx e a noção de materialidade da ideologia em Althusser. Analisamos também em que medida a noção de ideologia žižekiana é dependente da noção psicanalítica de fantasia e, por fim, observamos como esta nova abordagem ideológica influencia nossa compreensão de outras concepções teóricas como a noção de luta de classes.
Histórico
Submissão (1a versão): 13/01/2017
Revisões requeridas: 21/04/2017
Submissão (2a versão): 26/04/2017
Aceito para publicação: 10/06/2017
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.