Os direitos humanos e a questão do direito humano à democracia: apontamentos para o debate

Autores/as

  • Julio Tomé (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Direitos Humanos, Democracia, Autodeterminação coletiva.

Resumen

Neste trabalho apresenta-se a problemática dos Direitos Humanos, mais precisamente nas abordagens que tentam responder à questão da existência de um Direito Humano à Democracia e sua correlação com o Direito à Autodeterminação (coletiva). Para tanto, utiliza-se de duas perspectivas distintas, a saber, uma perspectiva contrária a um Direito Humano à Democracia – mas defendendo o Direito à autodeterminação coletiva – com base teórica em Joshua Cohen e Fabienne Peter, e por outro lado, uma perspectiva que defende um Direito Humano à Democracia, baseada nas defesas realizadas por Rainer Forst e Luigi Caranti. Este trabalho faz uma leitura crítica de ambas as posições, também reconhecendo seus pontos positivos, e o objeto principal de estudo é apresentar, de maneira clara e concisa, leituras diferentes e com posicionamentos divergentes das problemáticas levantadas, realizando assim um debate amplo e franco acerca dos Direitos Humanos e do Direito Humano à Democracia.

 

Histórico

Submissão: 30/03/2017

Aceito para publicação: 12/06/2017

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julio Tomé (UFSC), Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFIL/UFSC), sob a orientação do profº Drº Delamar Volpato Dutra Bolsista CAPES/PROEX

Publicado

2017-06-29

Cómo citar

TOMÉ (UFSC), J. Os direitos humanos e a questão do direito humano à democracia: apontamentos para o debate. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 13, n. 2, p. 59–74, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/13780. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos