Filosofia como prática esotérica: Leo Strauss e o problema da racionalidade
Palabras clave:
Filosofia, Esoterismo, Racionalidade, Leo Strauss.Resumen
O presente artigo pretende, antes de tudo, ser uma análise, assim como uma exposição de pontos fundamentais da visão de Strauss acerca do caráter problemático na relação entre a filosofia e sociedade política, assim como da relação entre filosofia e religião. Para tanto, se mostra necessário tentar compreender aspectos seminais de seu pensamento, tais como a defesa do “esoterismo” na prática da filosofia, o problema do “fideísmo” (que para Strauss remete ao conflito insolúvel entre razão e revelação) e, por fim, a crítica à crença moderna de racionalização da sociedade proposta pelos “filósofos das luzes”.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.