A questão da aporia em Platão
Palabras clave:
Aporia final, Aporias particulares, Paradoxos.Resumen
As aporias que encontramos nos Diálogos de Platão têm, na verdade, seus méritos e seus deméritos. Algumas são legítimas e outras foram, de algum modo, forçadas. A aporia, se interpretada, por exemplo, como dispositivo protetor da ciência ou da pura racionalidade em detrimento do dogma, é algo louvável. Platão às vezes parece exceder-se ao suscitar as aporias. Com este artigo pretende-se apresentar uma noção geral daquilo que se entende por aporia em Platão. Abordar-se-á algumas aporias isoladas, que se encontram entremeadas pelos Diálogos e também outras finais, isto é, aporias que arrematam o Diálogo. O termo “aporia” em Platão significa, sobretudo, “caminho sem saída”. É que em quase todos os casos, os problemas suscitados são abandonados sem uma resposta. Algumas aporias provavelmente podem ser solucionadas, mas um paradoxo propriamente dito, via de regra, não tem uma solução. Isso é o que, em princípio, difere uma aporia de um paradoxo. Os Diálogos estão, na verdade, repletos de aporias, por isso, foram selecionadas apenas algumas, a fim de apresentar uma conceituação essencial da aporia platônica. Os Diálogos do período da juventude, embora sucintos, contêm alguns exemplos importantes. Entre eles: o dilema de Êutifron, a questão da exequibilidade da transmissão da virtude, respectivamente apresentadas no Êutifron e no Protágoras. Mas mesmo nos Diálogos tardios as aporias estão presentes. Tal é o caso do Parmênides e do Teeteto. No entanto, por uma questão de limitação de espaço e pelas qualidades das aporias, dentre os tardios, abordar-se-á apenas o Teeteto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.