Consegue um homem comer um mamute inteiro? Psicologia moral do valor e normatividade
Palabras clave:
Psicologia moral, Naturalismo, Normatividade, Cooperação, Metaética.Resumen
A concepção de valor no naturalismo moral enquanto empreendimento descritivista será investigada através da aplicação do crivo da falácia naturalista em uma perspectiva evolutiva da psicologia moral. Partindo de uma breve análise da falácia naturalista conforme proposta por Dall’Agnol, criticarei a aplicação do autor desta no que ele denomina de naturalismo moral. Contrastando a sociobiologia de E. Wilson com a teoria do altruísmo recíproco de R. Trivers procurarei uma definição de ética naturalista ao investigar as raízes psicológicas da motivação moral. Identifico que a falácia naturalista mostra-se desmerecedora de seu cunho e importância metaética, e evidencia-se que uma compreensão naturalizada do comportamento moral humano é vital para o entendimento da motivação para a ação e da concepção de valor; embora fraca sob uma perspectiva normativa.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.