Dewey e a educação como reconstrução da experiência: implicações para os processos formativos escolares contemporâneos
Palabras clave:
Dewey, Educação, Reconstrução da Experiência, Processos Formativos.Resumen
O artigo argumenta a atualidade educacional da noção 'reconstrução da experiência', proposta por Dewey. Defende-se que essa noção pode iluminar questões educacionais do nosso tempo, especialmente aquelas concernentes ao sentido e ao significado dos processos de ensino-aprendizagem. Para detalhar esse entendimento, a crítica deweyana à escola tradicional é reconstruída de modo a enfatizar os elementos que dificultam ou impedem um processo contínuo de desenvolvimento. Em seguida, os elementos-chave da educação como reconstrução da experiência são apresentados. Nesse âmbito, a desejável conexão entre os saberes e a vida é sublinhada. Por fim, algumas decorrências da filosofia da educação de matriz deweyana são apontadas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.