Paradigmas do pensamento no ocidente: das essências à interpretação
Palabras clave:
Pensamento Ocidental, Razão, Hermenêutica, Nietzsche, Conhecimento.Resumen
O presente texto busca elucidar os modos de compreensão do mundo que, nas interpretações do pensamento filosófico e científico clássico, perpassam a história do Ocidente. Neste exercício interpretativo, serão revisitados os modos paradigmáticos desse pensamento, seguindo, por um lado, interpretações já consagradas e, por outro, arriscando-se em aspectos subjetivo-opinativos. Desse modo, tem-se a ideia de realizar uma breve interpretação de cada etapa de compreensão do mundo, adotando, a priori, a seguinte convenção de fragmentação histórica: a) paradigma das essências; b) paradigma da razão subjetiva; e c) paradigma intersubjetivo. Ao final, esboça-se um esforço reflexivo do próprio conhecimento à luz da filosofia de Nietzsche e da radicalidade do aspecto interpretativo de todo pensamento que se pensa ao pensar algo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.