Sobre a diferença entre morte e suicídio em Schopenhauer
Keywords:
suicídio, morte, SchopenhauerAbstract
O trabalho tem como objetivo analisar a diferença entre as concepções de morte e de suicídio na ética de Schopenhauer, mostrando que a primeira corresponde a uma forma de negação da vontade, enquanto a segunda é, contrariamente ao que poderia parecer, uma afirmação da vontade, pois resulta do sofrimento do sujeito que não conseguiu deixar de querer. O suicídio não acaba com a vontade, que é essência da vida, apenas com o indivíduo, portanto, ele não nega a vontade, mas somente um modo em que ela se manifesta. A morte alcançada pelo asceta, porém, na medida em que é negação de todo o querer, é também a aniquilação completa da vontade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Controvérsia the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.