Memória, experiência e narrativa: do esquecimento à assimilação em Nietzsche
Palavras-chave:
Memória, esquecimento, assimilação, dissimulação.Resumo
Nietzsche, em seu itinerário filosófico, se opôs a certo modo de descrever a história; indicou que a prática da memorização foi instituída na terra por intermédio de um gesto repugnante. Além disso, abordou a relação entre o esquecimento e a assimilação, cujos elementos são imprescindíveis para quem se põe a relatar e interpretar fatos, uma vez que o não esquecimento de determinado episódio, sobretudo traumático, pode ser reproduzido de uma forma que enfraqueça e afete, tanto o narrador – caso o ocorrido, ainda, não tenha sido assimilado – quanto o leitor – se, eventualmente, a narrativa lhe provocar ressentimento –, devido à recordação de um incidente e, essa, por sua vez, pautar a descrição. Neste sentido, o artigo busca investigar a utilidade e a desvantagem, sob a perspectiva nietzschiana, em narrar as experiências pessoais.
Downloads
Referências
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche: o humano como memória e como promessa. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
__________. Considerações intempestivas II – Da utilidade e dos inconvenientes da história para a vida. Trad. Lemos Azevedo. Lisboa: Presença; São Paulo: Martins Fontes, 1979.
__________. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
__________. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
__________. Obras incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. 3. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
__________. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. Trad. Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Hedra, 2007.
WOTLING, Patrick. Nietzsche e o problema da civilização. Trad. Vinicius de Andrade. 1. Ed. São Paulo: Barcarolla, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.