A manipulação das mídias de massa e a armadilha do prático-inerte nas redes sociais em uma perspectiva sartriana

Authors

  • Fabio Caprio Leite de Castro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Keywords:

dialética crítica, serialidade, prático-inerte, redes sociais

Abstract

As redes sociais tornaram possível um novo tipo de interação social. Trata-se de um modelo rápido e eficaz de comunicação e de exposição em um contexto dialógico virtual de amplo alcance. No entanto, a dimensão sedutora deste tipo de dispositivo se transforma numa verdadeira armadilha para a práxis, submetendo-a, através de discursos ideológicos, a um processo poderoso de alienação. Propõe-se neste contexto uma releitura da Crítica da Razão dialética de Sartre, a fim de mostrar, a partir do arcabouço teórico desta obra, que é possível alcançar a inteligibilidade do uso das redes sociais e de seus efeitos na coletividade. Em um primeiro ponto, faz-se uma revisão de como Sartre emprega dialeticamente o conceito de serialidade em sua descrição das mídias de massa. A seguir, interroga-se sobre a atualidade da perspectiva de Sartre para a inteligibilidade das redes sociais, especialmente considerando: i) a popularização dos programas de televisão, (ii) a transformação provocada pelo “paradigma da informação” e (iii) o uso das telas de celular. Com isso, mostra-se como a perspectiva crítica de Sartre pode ajudar a elucidar o funcionamento serial das redes sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabio Caprio Leite de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Filosofia pela Université de Liège - Bélgica.

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUCRS

References

BAUDRILLARD, Jean. Tela total – Mito-ironias da era do virtual e da imagem. 2ª ed. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol. 1 – A era da informação: economia, sociedade e cultura. 6ª ed. Trad. Roneide Venancio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

EHRENBERG, Alain. Le culte de la performance. Paris: Hachette, 1991.

EHRENBERG, Alain. L’individu incertain. Paris: Hachette, 1995.

GASTAL, Fernando. Fracasso do projeto de ser. Burnout, existência e paradoxos do trabalho. Rio de Janeiro, 2012.

HAN, Byung-Chul. No enxame – Reflexões sobre o digital. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio d’água, 2016.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Trad. Miguel Serras Pereira e Ana Luísa Faria. Lisboa: Antropos, 1989.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos – O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

MOURA, Carlos Eduardo de. Psicanálise existencial, existencialismo e história – A dimensão sócio-material e a autenticidade no processo da construção de si. Curitiba: CRV, 2017.

PERDIGÃO, Paulo. Existência & Liberdade – Uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995.

SANTOS, Vinícius dos. “Vida serial, êxtero-condicionamento e ideologia: uma análise dos ‘mass media’ pela ótica de Sartre”, Revista Sísifo, nº 5, 2017, pp. 96-113.

SARTRE, Jean-Paul. Critique de la Raison dialectique. Tome I – Théorie des ensembles pratiques. Paris : Gallimard, 1960.

SARTRE, Jean-Paul. Critique de la Raison dialectique. Tome II – L’intelligibilité de l’histoire. Paris : Gallimard, 1985.

Published

2020-08-27

How to Cite

CAPRIO LEITE DE CASTRO, F. A manipulação das mídias de massa e a armadilha do prático-inerte nas redes sociais em uma perspectiva sartriana. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 16, n. 2, p. 15–32, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/19849. Acesso em: 29 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos