Sobre a crítica hermenêutica gadameriana à objetividade da ciência moderna
Keywords:
Gadamer, Objetividade, CiênciaAbstract
Para a ciência moderna o observador era completamente neutro e objetivo. O observador não interagia com a matéria a ser observada e este se limitava a colher os resultados dos experimentos. Na contemporaneidade essa posição é problematizada. Na proposta gadameriana o observador não pode ser separado da matéria estudada, de modo que o conceito de objetividade e o observador como neutro são questionados. No contexto desta polêmica, o artigo pretende contribuir para o debate sobre aquilo que a física entende por observador na modernidade e como esse conceito muda na contemporaneidade. Com isso pretende-se trazer elementos que nos ajudem a entender uma simples pergunta, capaz, no entanto, de motivar o referido diálogo: existem pontos de encontro entre uma interpretação contemporânea da física e a hermenêutica de Gadamer?
Histórico
Submissão (1a versão): 10/04/2017
Revisões requeridas: 24/06/2017
Submissão (2a versão): 30/06/2017
Aceito para publicação: 13/07/2017
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Controvérsia the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.