A educabilidade das emoções: implicações éticas e políticas
Keywords:
Emoções, Educabilidade, Ética, Vergonha, Compaixão.Abstract
O presente artigo, fruto de pesquisa bibliográfica, tem a pretensão de sensibilizar e sinalizar para a importância do tema das emoções e da sua educabilidade. Pretendemos de alguma forma demonstrar as implicações sociais, éticas e políticas das mesmas, tomando como referência o sentimento de vergonha e de compaixão. O tema das emoções está presente nos diversos discursos e comportamentos da vida social. Da mesma forma, há um reiterado apelo as emoções nas instituições sociais, na vida política, nos códigos de regulação moral, na sistematização de documentos, nos sistemas educacionais e tantos outros espaços, que os mencionam sem dar maior importância a compreensão da sua natureza e das suas implicações. Não se trata de uma discussão psicológica e psicanalítica, mesmo que recorra a algumas de suas concepções, mas de uma discussão sob a perspectiva da filosofia da educação. O texto é uma reconstrução de concepções de pensadores que se ocuparam com a temática, principalmente de Victória Camps e Martha Nussbaum.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Controvérsia the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.