O fundamento metafísico da ética na compaixão com a negação da vontade
Palavras-chave:
Schopenhauer, Metafísica, Etica, Compaixão, VontadeResumo
Esse artigo tem como objetivo analisar o fundamento da ética na obra Sobre o fundamento da moral, de Arthur Schopenhauer. Manteremos o foco na ética da compaixão, preocupação do filósofo do século XIX, inferida a partir de um fundamento metafísico sem um telos. Essa motivação moral será demonstrada a partir de elementos axiológicos, afastando o discurso de qualquer averiguação que possa ser considerada iluminista. Recaindo sobre o discurso metafísico, vamos discutir a vontade e sua negação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.