Racionalidade estética e os limites da razão instrumental em Theodor Adorno
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.212.04Palavras-chave:
Razão instrumental. Integração funcional. Razão estética. Mímesis. Theodor Adorno.Resumo
O objetivo principal do presente artigo é de apresentar os principais aspectos da racionalidade estética, como elaborada por Adorno na obra Teoria estética, e esclarecer os limites da razão instrumental como guia para a vida humana. Desse modo, o artigo terá dos momentos: (a) no primeiro, iremos caracterizar os principais traços da racionalidade instrumental, como descritos na obra Dialética do esclarecimento, e (b) no segundo momento, apresentaremos os principais pontos da racionalidade estética e da sua relação com a mímesis, que permite ao ser humano pensar uma relação de não-violência com o não-idêntico. A metodologia adotada, para esse artigo, é a revisão biográfica, que forneceu elementos necessários para escrito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.