Sartre leitor de Marx nos Cadernos para uma moral
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2024.203.06Palavras-chave:
Existencialismo. Marxismo. História.Resumo
O artigo aborda as críticas e comentários que Sartre tece à Marx e ao marxismo na obra Cadernos para uma Moral. A ênfase do artigo está na compreensão de Marx por Sartre no que concerne a questão da história e moral. Para compreendermos o desenvolvimento das críticas de Sartre proporcionamos uma análise parcialmente comparada entre os textos oriundos de Marx e a avaliação de Sartre acerca da temática nos Cadernos para uma moral. Tratamos de temas comuns tanto à fenomenologia ontológica quanto ao materialismo dialético de Marx tais como a noção de alienação, a própria noção de dialética, mas também temáticas marxistas como trabalho, alienação do trabalho e a própria questão da história.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.