Delineamentos e perspectivas da noção de ‘interesse público’:
uma discussão a partir da perspectiva deliberativa
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2023.193.05Palabras clave:
Interesse Público. Comunicação Política. Deliberação.Resumen
A noção de “interesse público” parece ter uma tradição antiga e profícua nos estudos políticos, em particular nas pesquisas sobre mídia, comunicação e política. No entanto, parece haver um aparente paradoxo entre a própria noção de “interesse” e a ideia de algo “público”: como uma ação ou decisão política pode contemplar a miríade de interesses de grupos e indivíduos diversos? Este artigo delineia alguns aspectos da noção de “interesse” no debate atual sobre comunicação política. Com base em uma pesquisa bibliográfica, este artigo argumenta que, nas últimas décadas, as principais obras sobre o tema têm dedicado menos espaço à noção de 'interesse público' como uma entidade única em favor de uma visão mais nuançada e identitária cultural, noção que contempla a pluralidade de uma esfera pública repleta de novas formas de ativismo e demandas coletivas por espaço, igualdade e visibilidade
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.