Hegel e a apercepção pura transcendental de Kant
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2022.18.1.02Palabras clave:
Hegel. Kant. Apercepção Pura Transcendental.Resumen
Neste artigo abordo a questão da interpretação de Hegel acerca do conceito de apercepção pura transcendental em Kant. Como procuro mostrar, Hegel inicialmente faz uma análise positiva do argumento kantiano acerca da apercepção, concordando com Kant sobre a unidade e o caráter pensante e autorreferente do eu. Com efeito, para Hegel, Kant elabora uma compreensão muito importante sobre a natureza do conhecimento, ao afirmar que a unidade conceitual da autoconsciência constitui a unidade do objeto. Contudo, por outro lado, Hegel analisa o argumento kantiano sob outra perspectiva, sustentando que Kant não desenvolve coerentemente a tese da unidade da apercepção pura e acaba por considerar a autoconsciência apenas do ponto de vista subjetivo, em uma relação externa com o objeto. Neste contexto, minha leitura é que Hegel incorpora em sua Lógica aquilo que ele concebe como um elemento especulativo no interior do argumento kantiano sobre a apercepção pura transcendental, transformando, assim, a compreensão kantiana sobre o eu penso em sua concepção lógico-especulativa sobre o conceito subjetivo. Nestes termos, dialogo com a interpretação de Robert Pippin em Hegel ́s Idealism, discordando da afirmação do autor, segundo a qual, a concepção hegeliana sobre o conceito na Ciência da Lógica consiste em uma continuidade da concepção kantiana sobre a apercepção pura transcendental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.