A ESTRUTURA LÓGICA E OS LIMITES DA DESCRIÇÃO DO MUNDO
Palavras-chave:
Descrever. Linguagem. Lógica. Mostrar. Sentido.Resumo
Este trabalho de caráter qualitativo-bibliográfico tem como objetivo apresentar a maneira como Ludwig Wittgenstein, entende o lugar da lógica dentro do mundo, na sua obra Tractatus Logico-Philosophicus. Wittgenstein foi associado ao Círculo de Viena, e por meio dessa associação diversas vezes os escritos dele são compreendidos de uma distorcida. O Tractatus Logico-Philosophicus apresenta a estrutura lógica do mundo e sua relação com a linguagem, mas não elimina os aspectos transcendentes da existência na compreensão do mundo. Diversos problemas da linguagem são criados pela falta de compreensão do funcionamento da linguagem. Este trabalho apresenta a teoria do Tractaus definindo de maneira clara os domínios e os limites da linguagem lógica. O mundo pode ser descrito pela linguagem, mas há uma grande diferença entre mostrar e descrever; aquilo que é descrito não está delimitado totalmente no conteúdo da proposição, tanto que, busca sua referência na realidade. Por isso, buscar o sentido de uma proposição é uma tarefa muito mais complexa e profunda do que apenas descrever as características de um objeto. A linguagem, quando utilizada corretamente, mostra o sentido dos objetos. Contudo é necessário compreender o funcionamento da lógica para não criar um discurso totalmente tautológico ou contraditório.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: Introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
GLOCK, Hans-Johann. Dicionário Wittgenstein. Trad.: Helena Martins. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
MORENO, Arley R. Os labirintos da linguagem: Ensaio introdutório. São Paulo: Moderna, 2000.
NEF, Frédéric. A linguagem: uma abordagem filosófica. Trad.: Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
PINTO, Paulo Roberto Margutti. Iniciação ao silêncio: uma análise do Tractatus de Wittgenstein como forma de argumentação. São Paulo: Loyola, 1998.
SCHMITZ, François. Wittgenstein. Trad.: José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
ZILLES, Urbano. O racional e o místico em Wittgenstein. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad.: Luiz Henrique Lopes Santos. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.