Sobre a crítica hermenêutica gadameriana à objetividade da ciência moderna
Palabras clave:
Gadamer, Objetividade, CiênciaResumen
Para a ciência moderna o observador era completamente neutro e objetivo. O observador não interagia com a matéria a ser observada e este se limitava a colher os resultados dos experimentos. Na contemporaneidade essa posição é problematizada. Na proposta gadameriana o observador não pode ser separado da matéria estudada, de modo que o conceito de objetividade e o observador como neutro são questionados. No contexto desta polêmica, o artigo pretende contribuir para o debate sobre aquilo que a física entende por observador na modernidade e como esse conceito muda na contemporaneidade. Com isso pretende-se trazer elementos que nos ajudem a entender uma simples pergunta, capaz, no entanto, de motivar o referido diálogo: existem pontos de encontro entre uma interpretação contemporânea da física e a hermenêutica de Gadamer?
Histórico
Submissão (1a versão): 10/04/2017
Revisões requeridas: 24/06/2017
Submissão (2a versão): 30/06/2017
Aceito para publicação: 13/07/2017
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.