Sobre a liberdade em Arendt: comentários introdutórios
Palavras-chave:
Interioridade, Liberdade, Política.Resumo
A proposta geral deste artigo é analisar e discutir a ideia da liberdade como aparece na obra de Arendt. Especificamente pretende-se demonstrar com este estudo que Arendt não é apenas uma grande defensora da liberdade, mas também que, para ela, nem a política e nem o indivíduo têm qualquer sentido na ausência dessa liberdade que deve se manifestar em um espaço público através da ação e do discurso na presença dos pares; pretende-se também defender que, para Arendt, não existe nenhum bem maior do que a liberdade que, como entendida por ela, nada tem a ver, por exemplo, com a “interioridade” ou com o “livre-arbítrio”.
Histórico
Submissão: 30/01/2017
Ajustes requeridos: 27/03/2017
Aceito para publicação: 17/04/2017
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.