Dewey e a educação como reconstrução da experiência: implicações para os processos formativos escolares contemporâneos

Autores

  • Jorge Alexandre Bieluczyk (Unilasalle) Centro Universitário La Salle
  • Cledes Antonio Casagrande (Unilasalle)

Palavras-chave:

Dewey, Educação, Reconstrução da Experiência, Processos Formativos.

Resumo

O artigo argumenta a atualidade educacional da noção 'reconstrução da experiência', proposta por Dewey. Defende-se que essa noção pode iluminar questões educacionais do nosso tempo, especialmente aquelas concernentes ao sentido e ao significado dos processos de ensino-aprendizagem. Para detalhar esse entendimento, a crítica deweyana à escola tradicional é reconstruída de modo a enfatizar os elementos que dificultam ou impedem um processo contínuo de desenvolvimento. Em seguida, os elementos-chave da educação como reconstrução da experiência são apresentados. Nesse âmbito, a desejável conexão entre os saberes e a vida é sublinhada. Por fim, algumas decorrências da filosofia da educação de matriz deweyana são apontadas.

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Publicado

2015-10-18

Como Citar

BIELUCZYK (UNILASALLE), J. A.; CASAGRANDE (UNILASALLE), C. A. Dewey e a educação como reconstrução da experiência: implicações para os processos formativos escolares contemporâneos. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 11, n. 1, p. 44–56, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/10347. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos