Os conceitos de verdade, midiatização e acontecimento para análise de narrativas telejornalísticas

Autores

  • Rafael Magalhães Angrisano CEFET-MG
  • Giani David Silva CEFET-MG

Resumo

A estética televisiva ainda é a principal referência de reprodução da realidade social. Mesmo com o avanço das novas mídias e da web, a televisão permanece forte para grande parte da população. A TV é a mídia de referência do nosso cotidiano. Sabendo disso, torna-se necessário refletir a construção dos modelos de realidade veiculados todos os dias pelos media. No presente artigo, propomos uma reflexão de alguns conceitos que consideramos fundamentais, como Verdade, Midiatização e Acontecimento. A revisão foi feita com base nas obras de Verón, Deleuze, Queré e outros autores consagrados de diferentes campos do conhecimento como a Filosofia, a Sociologia e a Semiótica. Trata-se de conceitos de sofisticação teórica, em que percebemos mais diálogos do que discordâncias, três olhares que podem servir como operadores de análise para a reflexão das mais variadas narrativas televisuais de informação. Ao fim, propomos cinco chaves de leitura, com base nas reflexões feitas, a saber, a observação dos meios com que as narrativas almejam obter um caráter de verdade absoluta, os modos como o discurso tenta concordar com o real por meio de juízos expressos por identificações e qualificações dos seres, os aspectos indiciais das narrativas, a relação entre a dimensão verbal e a dimensão visual e a perda e o ganho de significado na formatação do acontecimento em relato.

Palavras-chave: verdade, acontecimento, midiatização.

Biografia do Autor

Rafael Magalhães Angrisano, CEFET-MG

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG, mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG (2014), especialista em Comunicação - Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG (2009) e graduado em Comunicação Social pela PUC Minas (2008). Possui experiência na área de Comunicação, atuando como profissional de Relações Públicas. Como docente, foi professor estagiário e substituto no Cefet-MG e na PUC Minas. Desenvolve pesquisas em torno de áreas do conhecimento como Semiótica, Análise do Discurso e Estudos Culturais, com foco na edição televisual, narrativas telejornalísticas e construção social da verdade e da realidade. Atualmente, é pesquisador do Centro de Apoio a Pesquisas sobre Televisão (CAPTE) do Cefet-MG.

Giani David Silva, CEFET-MG

Doutora em Estudos Linguísticos - UFMG

Downloads

Publicado

2015-11-10

Como Citar

Angrisano, R. M., & Silva, G. D. (2015). Os conceitos de verdade, midiatização e acontecimento para análise de narrativas telejornalísticas. Calidoscópio, 13(3), 406–415. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.133.11